domingo, 23 de outubro de 2016

Halloween


Halloween!



Lembro-me de há alguns anos me ter aventurado com amigos meus à procura de “Doces ou Travessuras”! Por acaso tivemos muitos doces (e até moedinhas!) mas eles também fizeram algumas travessuras nojentas que prefiro nem lembrar!

Sendo o Halloween mais festejado no Reino Unido, Canadá, Irlanda e Estados Unidos, temos vindo a observar cada vez mais os nossos jovens portugueses a saírem para a bela “Caça aos Doces”, apesar de ainda não se notar muito já se começam a ver aí algumas “Doçuras ou Travessuras”.

Os primeiros registos deste dia remontam os anos de 1745, apesar de haver histórias muito mais antigas. Entre o pôr do sol de dia 31 de Outubro e o nascer do sol de dia 1 de Novembro ocorre a noite sagrada, no entanto, o termo “Dia das Bruxas” não é utilizado nos países de língua Inglesa sendo que só os povos de língua oficial portuguesa utilizam este nome.

A forma como o Halloween é hoje celebrado em pouco se compara às suas origens, no inicio o Halloween não tinha qualquer relação com bruxas, era apenas um festival do calendário celta da irlanda, o Festival do Samhain celebrado entre o dia 30 de Outubro e 2 de Novembro que marcava o final do verão (Samhain significa literalmente “Fim do Verão”)

- O Samhain é de origem Pagã, o seu objectivo era de prestar um culto aos mortos para além de assinalar o final do verão.
- A origem Católica havia um dia para festejar “Todos os Mártires” ao que mais tarde mudou o nome para o dia de “Todos os Santos” e em Roma era festejado no dia 1 de Novembro. Como era uma festa grande, esta era preparada no dia anterior (31 de Outubro) e era designada por All Hallow’s Eve (Vigilia de Todos os Santos) que foi passando pelas formas All Hallowed Eve e All Hallow Een, até que chegou à palavra actual, Halloween.

Então, basicamente, hoje temos uma caça às doçuras, com algumas travessuras, trajes a condizer com uma noite assustadora, esta é uma origem de Inglaterra mas diz-se por aí que os disfarces nasceram em França, entre os séculos XIV e XV. Toda a evolução que houve desde as origens Pagã e Católica até hoje são consequências da humanidade que foram misturando este acontecimento com aquele, misturaram os disfarces e a tradição dos doces, (sendo que os disfarce e os doces vêm de uma história contra os católicos, isto é, os protestantes disfarçavam-se e iam a casa dos católicos exigir cervejas e pastéis usando a frase “Trick or Treat”) o que era suposto ser uma noite sagrada virou uma noite divertida para os mais jovens.

Como tal esta tem-se vindo a verificar cada vez mais nos dias que correm em Portugal, ainda não vejo muitos meninos e meninas disfarçados na rua com o lema “Doçura ou Travessura” mas a verdade é que estas festas se realizam cada vez mais em privado como em discotecas, em casa e até mesmo em escolas e infantários. Os adultos também aproveitam para fazer das suas no local de trabalho.

Tenho aqui algumas ideias para vos mostrar que fui vendo aqui e ali para que possam fazer uma festa de Halloween com quem quiserem!

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário