sexta-feira, 1 de julho de 2016

Diário da Gravidez - 25 Semanas

Olá!


Já passaram 25 semanas! Nesta altura o bebé já terá cerca de 35 cm de comprimento e entre as 700 e as 800 gramas, está a ficar gorduxinho! Se pudéssemos ver o nosso rebento já conseguíamos ver a cor do cabelo!

Agora que as férias estão a acabar, começam as verdadeiras preocupações, o espaço onde vai dormir, a decoração do quarto, começar a lavar e arrumar as roupinhas.... e o nome, se ainda não o escolheram! É natural, está a chegar o grande dia, e temos muito para preparar. Mas não podemos deixar de ter tempo para nós mesmas (também é válido para os papás), precisamos descansar e relaxar, coisa que ultimamente não tenho conseguido fazer, vim de férias mas o descanso "Vai no Batalha"!
Se for vossa intenção frequentar um curso de preparação pré-parto, esta será a melhor altura para procurar em centros ou mesmo junto do vosso médico de família.

"A grande boa notícia nesta altura é que se o bebé nascer prematuramente tem já grandes probabilidades de ser um bebé saudável, já que o seu sistema respiratório está a tornar-se mais forte a cada dia que passa.
Com efeito, os seus pulmões são já capazes de se adaptar à vida extra-uterina, embora necessitando da ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração. Na realidade, os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e já produzem surfactante desde a semana passada, uma substância vital para que o bebé consiga respirar sozinho à nascença.
Por seu turno, os vasos sanguíneos nos pulmões estão a desenvolver-se e ele vai conseguir respirar pelo nariz, pois as narinas – que até agora estavam fechadas – vão também abrir. Por enquanto, no entanto, ele vai apenas treinar a respiração e em vez de inspirar e expirar ar vai respirar líquido amniótico."

Mamã, o segundo trimestre está a chegar ao fim, por isso vá às compras, aproveite os saldos e sinta-se bem com a nova curva que continuará a crescer, mas lembre-se de comprar algo que dure até ao fim da gravidez! A nossa barriguinha tem, neste momento, o tamanho de uma bola de futebol, e vai crescer ainda mais! Aproveite agora para estar com o seu companheiro e ele que também a mime, pois em breve vão deixar de dar tanta atenção um ao outro pois vem aí alguém que dependerá totalmente de vocês! E que tal uma massagem ou um spa para ambos? Desfrutem deste momento!

Como sabem esta é a minha segunda gravidez, o meu menino tem reagido muito bem à chegada do irmão, quer participar, escolhe coisas e diz q é para o Denis, anda contente, deixamos que ele faça parte das escolhas importantes, e isso faz com que ele se sinta incluído e não excluído da mudança que aí vem :)

Por esta semana é tudo, mas acreditem, o post das 26 semanas vai ser engraçado pois elas começaram mesmo "bem" hehehe.

Beijinhos 

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário