sexta-feira, 6 de maio de 2016

Horas de Parto - Pessoal

Olá!
O que não falta por aí são histórias que assustam sobre partos e hospitais, e pouco vemos sobre histórias felizes. A minha história não é má, mas desenganem-se, o meu parto não foi perfeito.

Era um dia quente de verão, mesmo quente, passei a noite a acordar com contrações de hora a hora, e doía! Mas nada que eu não aguentasse, assim as contrações foram ficando menos espaçosas, do meio dia às 13 as mesmas estavam entre 8 e 3 minutos, sempre irregulares, às 14 eu dei entrada no hospital.
Na triagem a enfermeira foi muito rude comigo e com o LA, onde ela disse que eu não ia ter o bebé e que as contrações eram irregulares, normal numa mãe de primeira viagem. Comentários como este são comuns, infelizes mas comuns, mas ele sempre do meu lado apoiou e enfrentou a enfermeira porque a realidade é q pode haver mulheres com contrações irregulares, dito por uma médica psicóloga que conheci no curso de preparação para o parto, pois ela própria tinha tido contrações irregulares. A resposta obtida foi "Ah se você tem tanta certeza já veremos isso na observação mas o certo é voltar para casa!" A verdade é que ela estava enganada e já estava com 3 dedos de dilatação.

Agora vem a parte engraçada do meu TP, em que na observação duas médicas falam entre si "Ah! Vai mesmo ter o bebé! Oh (nome), não temos camas, o que fazemos? Reencaminhamos a mãe para outro hospital?" E diz a outra "Não, nós apenas recebemos não encaminhamos!" Hello... eu estou aqui... vou ter a criança no corredor??? Isto eu a pensar, mas não, acabou a parte engraçada e voltamos à realidade. O hospital estava cheio de mulheres em trabalho de parto, então toca a esperar...

Uma hora no CTG, cruzes já não aguentava mais, à espera de uma cama livre, desesperada por ir a casa de banho fazer xixi quando finalmente me tiraram de lá e passei para o piso superior. O LA. esteve sempre comigo, dentro do que era autorizado, ou seja, na altura de me fazerem toque ou dar a epidural ele tinha de estar fora do quarto, mas sempre ali ao lado! Adiante, assim fui para o quarto onde acabamos a dilatação, durante o tempo que lá estive o enfermeiro que estava de serviço foi impecável, já o resto não foi do pior mas podia ter sido melhor. Veio uma mulher fazer-me o toque, mas não um toque simples, ela arrebentou-me as águas com alguma brutalidade, doeu um bocado, e logo depois veio a anestesista dar a epidural. Durante o tempo que leva este processo, cheguei aos 10 dedos, o médico veio fazer o toque mais três estagiários. Essa foi a parte mais horrível. Nem me foi permitido dar opinião, simplesmente teve de ser, eu também não estava devidamente informada pois o que me disseram é que tinha de ser, uma vez q era um hospital-escola. Lá fui eu com o LA. para o quarto de parto.

Daqui para a frente foi esperar q o bebé descesse, ainda pedi segunda dose de epidural, pouco antes de virem fazer o toque (talvez 5 ou 10 minutos), quando chegou o médico e disse "Ah! Já se sente aqui uma coisa redonda!" E eu disse ao LA. depois do médico sair, "Mas ele queria que estivesse uma coisa pontiaguda?" isto eu a tentar dar alguma piada à hora que se aproximava! Mas já estava era cansada de espetar... Chegou a medica que se pôs em posição juntamente com a equipa e disse para eu fazer força quando sentisse uma contração, qual contração? "Eu não sinto nada, tomei a epidural!" Chiça penico esta parte passou rápido, o menino nasceu com a ajuda de ventosa e correu tudo bem e eu não senti nada, o pai cortou o cordão, a médica assim o deixou. Quanto à episiotomia (corte) acho que não perguntaram, simplesmente disseram que o iam fazer, fizeram um e ao precisarem de usar a ventosa fizeram mais um ou dois, eu não senti claro, eu simplesmente ouvi.

A médica estava cansada, a troca de turno já se aproximava, de tal forma que a política do hospital em questão é que o pai saia da sala quando o bebé nasce, mas o LA. ainda viu a medica a tirar a placenta, que graças a Deus saiu inteirinha, e a suturar a zona do corte. Sempre ao meu lado, não vacilou um minuto nem desmaiou, ainda bem porque foi realmente muito importante!!

Ora enquanto estava o meu anjo a nascer na sala de parto, estavam outras mães a dar igualmente à luz, mas uma deu à luz no quarto de dilatação enquanto q outra estava teve o bebé à entrada da sala de partos! O hospital estava mesmo cheio nesse dia!! Mas que sorte a minha! Os pontos negativos para mim foram a enfermeira da triagem, a médica que me arrebentou as águas e os estagiários todos a fazer o toque! De resto posso apontar coisas boas pois acho que fui bem acompanhada, e o pós-parto também correu bem, fui muito bem tratada.
E por hoje é isto.

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário