terça-feira, 10 de maio de 2016

DVC – Doença Venosa Crónica

Olá!

Vi este artigo numa revista e achei interessante para várias mulheres se prevenirem, vejam bem…

DVC – Doença Venosa Crónica

A doença venosa crónica é uma anomalia do sistema venoso dos membros inferiores que resulta na alteração do retorno do sangue venoso ao coração. Hoje em dia define-se como uma inflamação ao nível das veias que leva à sua dilatação e consequente deformação. Na maioria das vezes manifesta-se através da dor ou pela sensação de pernas cansadas e inchadas.

As principais causas desta patologia são vários entre os quais se destacam as terapêuticas hormonais femininas, a gravidez, a obesidade, o ortostatismo prolongado e o calor excessivo. Além disto o uso de calças apertadas, cintas e/ou ligas, meias com rebordo elástico forte e botas muito apertadas são desaconselháveis, bem como o uso de sapatos muito rasos ou, pelo contrário, com um salto superior a cinco centímetros.

Os principais sintomas desta doença são a dor, sensação de pernas pesadas e inchadas, o rubor, calor, cãibras e a comichão
Estes sintomas não são específicos da DVC pois podem estar relacionados com um problema venoso que foi agravado pelo calor e/ou decorrer do dia e podem ser aliviados com a elevação e/ou descanso das pernas o que exclui a hipótese de doença. 
No dia a dia, estes sintomas traduzem-se em diversas dificuldades como subir escadas, dormir, ajoelhar-se, caminhar depressa, entre outras.  Se a doença evoluir irão aparecer novos sintomas como as alterações da pele e ainda úlcera da perna.

Esta doença afecta principalmente a população feminina pelo que se estima que sete em cada dez mulheres portuguesas som idade superior a trinta anos sofra de DVC.

Grande parta da população desconhece os seus principais sintomas e sinais subjacentes, desvalorizando as suas consequências e encarando a doença unicamente do ponto de vista estético. Assim que alguém desconfie que possa sofrer desta doença deve de imediato contactar o seu médico de família ou um médico especialista em angiologia e cirurgia vascular.

A área da doença venosa tem tido muitas novidades nos últimos anos. Nos dias de hoje, a nível internacional, esta já não é considerada uma patologia sazonal mas sim uma patologia crónica e evolutiva que afecta os doentes o ano inteiro e toda a sua vida! Na sua origem está um processo complexo associado em que, na sua origem, tem um ciclo vicioso entre a hipertensão e a inflamação venosa. Por isto mesmo é que todas as mulheres devem optar por um estilo de vida o mais saudável possível.

Para aqueles que sofram de DVC devem saber que o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais! Os desportos como natação, hidroginástica, marcha, ciclismo e todos os outros exercícios que melhorem a circulação sanguínea nos membros inferiores são sem dúvida os mais recomendados.

A SPACV (Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular) dispõe uma folha que todos os anos distribuem com dez conselhos úteis aos doentes que se dirijam aos cuidados de saúde primários.


Beijinhos

Pat

1 comentário: