sexta-feira, 13 de maio de 2016

Diário da Gravidez - 18 Semanas

Ola!!

Já temos 18 semaninhas! Olha como está a ficar enorme!! Já tenho a barriga de melão hehehe!
Esta começou um pouco atribulada, uma ida ao hospital... está tudo bem, mas a mãe precisa de repouso, evitar esforços físicos e stress! Entretanto já temos o berço de grades montado (eu não sou, de todo, supersticiosa) já desde a semana passada, mas esqueci de referir, e agora vamos em busca do restante. Assim o quarto do filho único se começa a tornar um quarto de irmãos. 
temos movimentos cada vez mais frequentes e mais intensos, não tarda começa a manifestar-se para o pai, aqui já se nota, não se sente o pontapé mas sente-se um empurrãozinho quando o pai toca na barriguinha, fica ali uns minutos e a barriga fica rija na zona onde ele está a tocar, depois lá se volta a encolher.
O momento nostálgico da semana foi a separação das roupinhas do Nuno, fiquei a desejar que venha aí mais um rapaz, queria muito a menina mas ver as roupinhas dele foi tão mas tão enternecedor... fiquei derretida em memórias!
Foi uma semana chata, estive muito tempo em casa, o tempo também não ajudou. A verdade é que posso ir fazendo a minha vida normal mas com muita calma, evitar subidas e descidas íngremes (já não posso levar/buscar o menino ao infantário), evitar o stress e nervosismos e relaxar o máximo possível. Mas tudo para o nosso bem, se não quero ter uma gravidez de alto risco, tenho de seguir as indicações à risca! Por ora o risco é baixo, mas há alguns riscos segundo o historial.

O bebé nesta altura terá aproximadamente 15 cm, pesa cerca de 200gr... e eu já engordei três quilos? Sim é verdade, o nosso peso na gravidez não se deve apenas ao bebé, temos que ter em conta que a própria placenta pesa, assim como o líquido amniótico, para além disso o nosso coração bombeia mais sangue, o que também ajuda a aumentar, depois mais as nossas próprias reservas e ainda o peito que começa a armazenar o leite (colostro como se chama o primeiro leitinho do bebé)! Tudo isso contribui para um aumento de peso desde que saudável. Há casos em que as mulheres não aumentam de peso,e também as que não perdem, são mais raros dependendo do próprio peso, o importante aqui é que o bebé esteja a crescer de uma forma saudável, se o bebé está a crescer dentro dos parâmetros clínicos, ok mamã não se preocupe com a perda de peso! Eu só comecei a ganhar peso da semana 15 para a frente, porque eu antes de engravidar tinha 76 quilos, em Janeiro já se sabe como é, festas, doces e tudo o que vai para as mamas ancas e barriga!! A verdade é que em Fevereiro (sem saber da gravidez) tinha 71 quilos, só no final do mês descobri que estava grávida e então comecei a registar o peso semanalmente. Não é de todo obrigatório, mas como na primeira gravidez me aldrabaram o peso durante as consultas, diziam que eu tinha engordado mais do que a realidade, decidi que não ia deixar que me repreendessem novamente porque depois levamos com sermões da médica e enfermeira. Do Nuno o aumento foi de 12 quilos, mas no livrinho dizia que tinha aumentado 16! Não importa, a verdade é que a criança nasceu e logo que saí do hospital pesei-me e lá se tinham ido 10 quilos ao ar! Como podem ver, tirando as reservas extra e leite materno, pesava menos 10 quilos após o nascimento dele.

Vamos deixar o peso e passar a outras coisas!
Nesta altura em diante é muito mais provável descobrir o sexo do bebé através de ecografias, eu ainda não sei, mas fiz uma 3D que daria para ver se a peste não estivesse de costas. Bem tentamos mas 5 minutos de oferta não dá para muito, conseguimos que ele desse ali um jeitinho para ver a carinha, mas pernocas? Fechadas!!!

 



 





Queriam saber não queriam? Pois esperem pela próxima! Hahaha eu na ecografia só dizia ao LA. "É mesmo teu filho!" Hahaha Estão a ver ele a rir-se? Vai ser fresquinho vai hehehe mais um gozão para a família, se for como o pai estou feita ao bife!

Esta semana já  brincamos um bocadinho mais com as fotos e tiramos algumas extra, sinto-me cada vez mais pesada mas cada vez mais linda também! Além de ter os meus dois homens a mimar-me, o pai de uma forma e o filho de outra, tenho mais um ser a caminho, fruto do amor de duas pessoas e de um amor já gerado! Somos uma  família de três que se amam, a passar para quatro!



Bom fim de semana!!

Beijinhos

Pat

2 comentários:

  1. Gostei tanto :) Fazes umas descrições fantásticas. :) Revi-me na minha gravidez, que saudades daqueles pontapés. É uma sensação que não conseguimos explicar. Só sentindo mesmo é que se sabe o especial que é.
    Repousa bem, descansa bem... Que tudo há-de correr pelo melhor. Estás linda! Nota-se bem aquela felicidade de grávida :)

    Beijinho grande* e Bom Fim de Semana
    Lu, blogdamamalu.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mamã Lu, a felicidade não é só de grávida, também se deve à minha pequena família que está a crescer :D Felizmente tenho um filho lindo cá fora e um companheiro que trata de nós com amor genuíno :) acho que faz toda a diferença!! E além de mais atura o meu mau feitio :P :P hehehe

      Bom fim de semana, beijinhos!! ***

      Eliminar