quinta-feira, 12 de maio de 2016

Chá de Valeriana

Olá!
Cá em casa usamos o Chá de Valeriana para conseguirmos dormir e até resulta! Pode não ter um efeito imediato mas com o tempo vai-nos ajudando a dormir cada vez melhor!



Mas afinal o que é a Valeriana?
É uma planta medicinal com efeito calmante e sonífero. Encontram em supermercados e nas lojas d'O Celeiro em forma de chá (infusão) ou de comprimidos. Estas são as formas mais comuns.
As partes mais utilizadas são a Raiz da Valeriana e Rizoma da Valeriana.


Tem inflorescências perfumadas e raízes grossas com odor característico e forte, a partir das quais, quando adequadamente tratadas (maceradas, trituradas, dissecadas e acondicionadas), se preparam medicamentos fitoterápicos de efeito ansiolítico, tranquilizante e até anti-convulsivante, classicamente utilizados em medicina por conterem drogas ou princípios activos que lhes conferem tais propriedades.


Os efeitos da Valeriana são:

~ Efeito Sedativo
~ Efeito Calmante
~ Efeito Antiespamódico
~ Efeito Sonorífero (leva uma pessoa a adormecer mais rápido e a dormir mais tempo)
~ Efeito Relaxante
~ Efeito Anticonvulsionante

Esta Planta é indicada para as pessoas que sofram de problemas relacionados com o sono, insónia (pode ajudar a adormecer e a melhorar a qualidade do nosso querido soninho), Stress, ansiedade, epilepsia e é indicado também para aqueles que estão a deixar de fumar!

Mas atenção, não se deve abusar no seu consumo pois pode originar dores de cabeça e muito mais sono que o normal.
Por favor consulte sempre o seu médico antes de tomar o chá de Valeriana porque pode estar a prejudicar-se sem saber!

Algumas Observações

A sua raiz é uma das poucas plantas medicinais comprovadas por vários estudos como possuidora de um efeito sonífero. A diferença entre a Valeriana e os soníferos químicos é que a planta tem menos efeitos colaterais, tais como benzodiazepinas, muito presentes nos soníferos químicos, é uma substancia que cria dependência!
A valeriana é bastante reconhecida devido às suas virtudes contra a ansiedade.
É necessário informar também que a valeriana não possui a mesma rapidez de resultado que os soníferos de origem química, isto é, o efeito sonífero da valeriana, leva um tempo para agir.
Finalmente, ressaltemos que a valeriana pode exercer um efeito excitante ou de euforia em gatos, por isso, o nome popular “erva-dos-gatos” (sinonimo da valeriana).
Se tem gatos como eu, EVITE deixar a planta próxima de um porque ele pode vir a “enlouquecer”!

A valeriana pode ser utilizada em associação (em geral, em comprimidos ou cápsulas) com o lúpulo para facilitar o adormecimento.

Tenho mesmo de ter cuidado com estas meninas porque se elas se chegam à Valeriana... Ninguém as aguenta! Já são umas pestes imaginem excitadas por causa da Planta!





Naquela foto já eu estava à espera do Nuninho mas ainda ninguém sabia! Nem eu!

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário