sábado, 2 de abril de 2016

Legume ou Fruto?

Olá!
O tomate é um fruto!

Sim é verdade, muita gente gira por aí acha que o tomate é um legume pois é muito utilizado nas saladas MAS, na verdade, é um fruto! Isto porque é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, é esta a razão pela qual é um fruto mas, actualmente, parece não haver consenso entre a sua verdadeira classificação... Fruta ou Legume? Legume ou Fruta? Cientificamente é fruta e pronto.

E por sinal é o fruto mais procurado e popular do mundo! Anualmente são produzidos mais de 120 milhões de toneladas a nível mundial! É muito Tomate!

É rico em Vitaminas do Complexo A e B, Vitamina C, Fibras, Minerais como Fósforo e o Potássio, Ácido Fólico, Cálcio e Frutose e são LIVRES de Colesterol. É um bom alimento para fortalecer o nosso sistema imunitário. Quanto mais maduros melhor! Para melhorar, nos tomates Vermelhos podemos encontrar licopeno, uma substância benéfica para a luta contra o cancro (como da próstata). Além disso, é considerado um Anti-Oxidante mais poderoso da família dos Carotenos.

Curiosidade:


* De 1986 a 1998, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou os hábitos de 50 000 homens. Segundo os resultados da pesquisa, os homens que consumiam molho de tomate duas vezes por semana tiveram 23 por cento menos incidência de câncer do que outros. A pesquisa concluiu, ainda, que os benefícios podem ser maiores caso o tomate seja cozido, acompanhando um pouco de azeite. *



Ou seja, para quem gosta de tomate e não costuma consumir na altura do Inverno, é boa altura para voltar a consumir umas saladas com tomate e colorir mais os pratos com o mesmo! Eu adoro tomate em saladas ou como decoração do prato, o que é certo é que marcha sempre!

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário