segunda-feira, 11 de abril de 2016

Conservar sem Estragar

Olá!

Sabiam que há alimentos que não deviam ser refrigerados? Pois eu não sabia de alguns. Entretanto li por aí em vários sítios que não o devíamos fazer por estes alterarem a sua composição com o frio, pensamos que os estamos a conservar mas afinal estamos a fazer o contrário... como o...

Tomate - O frigorífico mantém os tomates frescos mas também inibe o processo de maturação e quando isso acontece, o tomate perde seu sabor e sua textura, tornando-se granulado e farinhento. Por isso, é melhor guardar os tomates em temperatura ambiente, numa fruteira, de "cabeça" para baixo.
Manjericão - Armazenar manjericão no frigorífico fará com que ele estrague rapidamente e absorva o sabor dos alimentos que o rodeiam. É melhor manter o manjericão fresco fora da mesma, dentro de um copo de água.
Batatas - O frio transforma o amido da batata em açúcar num ritmo mais rápido. Para evitar que isso aconteça, é melhor guardá-las num recipiente fechado e deixá-las num local fresco mas não frio. É indispensável cobri-las, pois a claridade provoca a aparição de pequenos furinhos.
Cebolas - Faz as cebolas ficarem moles e pegajosas. A melhor forma de conservar esse tempero é guardando-as em local fresco e seco. Entretanto, a cebolinha verde, devido ao seu alto teor de água, pode ser armazenada no refrigerador.
Abacate - Se quer que o abacate amadureça, o pior a fazer é guardá-lo no frigorífico. Só é aconselhável colocá-lo lá se o abacate já está maduro e não quer que ele se estrague.
Alho - Aplica-se a mesma regra da cebola, o alho começa a brotar talos verdes e sua textura torna-se mole e pegajosa. Sempre é melhor armazená-lo em um locar fresco e seco.
Azeite - O azeite deve ser guardado num local escuro e fresco. Quando fica no frio a sua textura torna-se semelhante à da manteiga. Cabe esclarecer que o sabor e a textura original podem ser recuperados.
Café - O café faz perder o sabor e absorve os odores e sabores dos alimentos que o rodeiam. A melhor opção é manter o café num local fresco e seco. Entretanto se colocar uma pequena tacinha com café em pó ou grão no frigorífico este vai ajudar a absorver possíveis maus cheiros.
Mel - Se há coisa que o mel tem de bom, é que não se estraga facilmente, mesmo que passem "cem anos" o seu sabor não se altera, logo não há qualquer necessidade de guardá-lo no frigorífico. No entanto guarde-o muito bem fechado para que os insectos não se sintam atraídos, à temperatura ambiente, o frigorífico apenas vai arruinar a sua textura.
Banana - Apenas sei que ficam demasiado maduras e negras, lembrei enquanto escrevia mas não encontrei nada escrito, apenas sei por experiência.

Alguns destes podem parecer absurdos, mas acreditem que há quem o faça, eu já vi! Seja como for procurem sempre a melhor forma de conservar os alimentos em segurança.

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário