domingo, 10 de abril de 2016

Chocolate Branco, ou não?

Olá!
Encontrei por aí uma GRANDE curiosidade… Pois é, parece que o chocolate branco não é chocolate!

Chocolate branco derretido 

Dizem os especialistas que cada alimento da família dos chocolates possuem um sabor que varia de acordo com a sua fabricação e com o seu tipo, no entanto todos eles têm um sabor que é característico do cacau, o que não acontece com o chocolate branco… Porquê? Pois, apesar do chocolate branco ter a mesma consistência que o chocolate de leite, amargo ou semi-amargo, o seu sabor é mesmo diferente! Poucas nuances e muito açúcar (59,4%).

Chocolate branco - lascas

Eles explicam que o doce não é considerado chocolate porque não leva a base do mesmo que é o cacau sólido. O chocolate branco é composto por manteiga de cacau, isto é, a gordura da fruta. Quando o cacau é prensado, essa substância é separada da massa que tradicionalmente serve para o preparo dos verdadeiros chocolates, que são escuros. O doce na coloração branca é como uma “cocada sem coco”, isto é, pode ficar com o mesmo sabor ou textura mas nunca será genuinamente uma cocada, o que acontece com o chocolate branco é o mesmo. Apesar desta crise de identidade, o seu sabor doce é bastante apreciado por todos.  

Chocolate branco - pedaços

História do chocolate

O pé de cacau é nativo da região do México que vai até a América Central. Na América do Sul, em espaços mais tropicais, a planta passou a ser cultivada há três mil anos. O chocolate surgiu como uma bebida encorpada, de sabor amargo. Quando saiu da região onde o cultivo de cacau era tradicional, chegou à Europa. Para se adequar ao paladar dessa região, era feita a adição de açúcar (nós na Europa somos muito gulosos). Podem também consultar o meu post de chocolate no outro dia aqui.

O chocolate branco só apareceu no século XX depois do desenvolvimento da tecnologia das indústrias deste sector.

Mousse de chocolate branco

E esta...
Olhem também para esta magnífica cobertura tipo mármore... Linda mão é?


Beijinhos 

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário