terça-feira, 26 de abril de 2016

Caldo Verde VS Cancro

Olá!
Ora vejam bem o que eu descobri... Eu já adorava mas agora ainda adoro mais!

O Caldo verde ajuda a prevenir Cancros e outras Doenças! Desta juro que não sabia e juro que fiquei mesmo espantada! querem saber mais? Vamos lá ver o que dizem sobre o nosso tão gostoso Caldo Verde!


Ai que aspecto quase me faz ter fome a estas horas!

Muita gente sabe que o caldo verde é uma sopa de couve portuguesa, tipicamente do norte de Portugal Continental, mas muito divulgada por todo o país. Couve é o nome genérico que se usa para descrever uma grande família de hortaliça caracterizada por folhas largas, esverdeadas e muito ricas em nervuras, fibra e vitaminas. Contudo, a couve preferida para se fazer o caldo verde, como deve ser, é a couve chamada galega, muito cultivada na Província do Minho em Portugal.

A causa do cancro é a repetição do agente cancerígeno, o nosso intestino delgado é uma coloaca onde as nossas fezes se encontram armazenadas e elas têm bastantes produtos tóxicos e o caldo verde ajuda a descarregar todos esses produtos tóxicos para evitar assim o cancro do cólon. Para o Caldo Verde qualquer couve pode ser utilizada, o que interessa é que seja rica em fibras! Mas não é só fazer o Caldo verde! é preciso saber fazer e por isso ainda temos aqui a receita do bom Caldo Verde à moda de Valença do Minho! Isto diz o Sr. Dr. Manuel Luciano da Silva (em Bristol - EUA).


BENEFÍCIOS DO CALDO VERDE

Para apreciarmos as maravilhosas qualidades do caldo verde temos que primeiro analisar o nosso aparelho digestivo. Qual é o comprimento do nosso tubo digestivo? Qual é a distância que vai da boca até ao ânus? Resposta: O comprimento do nosso tubo digestivo é quase SETE vezes a altura de cada pessoa! Deste modo se um homem tem de altura um metro e meio, o seu tubo digestivo possui DEZ METROS de comprimento! É igual à mangueira de regar o quintal!...

Agora compreendemos melhor porque é que a Natureza exige que a nossa alimentação contenha 90 por cento de alimentos com fibras vegetais que não sejam reabsorvidas. É preciso que a nossa alimentação contenha substâncias que não desapareçam, que não sejam reabsorvidas, no percurso do tubo digestivo, porque de contrário não chegará nada ao fim do canal que tem em média mais de dez metros de comprimento...

INGREDIENTES DO CALDO VERDE

COUVES - As couves são a parte mais importante do caldo verde porque são muito ricas em fibras não-reabsorvíveis. Além disso as couves são muito ricas em vitamina A e complexos B (tiamina, riboflavina e niacina). Possuem também cálcio, ferro, fósforo, potássio, mas têm poucas calorias.

AZEITE - O azeite deve ser português porque é muito rico em ácidos não-saturados que fazem baixar o colesterol mau.

BATATA - serve para amaciar, tornar mais homogéneo o sabor do caldo verde e o seu valor calórico não está fora de ordem. A pele das batatas é muito rica em potássio, muito importante para a contração dos músculos.

UMA CEBOLA E DOIS DENTES DE ALHO

ÁGUA QUENTE - A água quente do caldo verde é muito importante, porque faz funcionar muito melhor os sucos digestivos e os fermentos ou enzimas do aparelho digestivo. A água quente faz descontrair os esfíncteres ou válvulas do aparelho digestivo, estimula a contracção normal da vesícula biliar e relaxa o estômago e os intestinos delgado e grosso, tornando a nossa digestão agradável e saudável.

SAL- Não deve ser exagerado. Só o preciso!

CHOURIÇO - O chouriço, para ser cortado às rodelas e pôr no caldo verde, deve ser cozido à parte para se deitar fora a água, porque esta contem os produtos cancerígenos do chouriço devido ao processo de ter sido defumado.

BROA - A broa deve ser à moda portuguesa feita com o farelo e farinha de milho como se coze na nossa terra. Quem comer uma malga de caldo verde todos os dias não tem prisão de ventre! Quem não tem prisão de ventre não tem hemorroidas! Por outro lado uma pessoa fazendo as suas necessidades diariamente, o fígado é obrigado a produzir mais bílis e a vesícula a expelir mais sais biliares para untar a tripa por dentro para que os alimentos deslizem melhor. Deste modo saindo mais bílis (rica em colesterol) para o exterior através das fezes, dá-se uma baixa de colesterol no sangue, diminuindo os riscos de ataques cardíacos e de pedras da vesícula (compostas por colesterol)! O caldo verde faz também com que a pessoa emagreça e se torne mais saudável e mais feliz.

LEMBREM-SE!
- Durante e depois de uma refeição de Caldo Verde não se deve ingerir Alimentos ou bebidas frias!
- Quanta mais quantidade de Fibras, nomeadamente o Caldo Verde bem quentinho, nós ingerir-mos menos probabilidades teremos de contrair Cancro do Cólon, Colesterol, Diabetes, entre outras!
- Minha gente o Caldo Verde ajuda a EMAGRECER! Isto porque as fibras não podem ser reabsorvidas pelo canal digestivo portanto empurra tudo o que é mau e não interessa impedindo assim que os farinácios sejam reabsorvidos e transformados em gordura localizada (barriga, peito, nádegas, etc)



RECEITA DO CALDO VERDE À MODA DE VALENÇA DO MINHO

Dois litros de água; 4 colheres de sopa de azeite português; 750 gramas de batatas, com casca 1 ou 2 couves-galegas conforme o tamanho; sal; 1 chouriço (cozido à parte); broa. Uma cebola e dois dentes de alho.

Preparação:

Deita-se a água numa panela com o azeite e batatas com casca cortadas em 4 pedaços. Põe-se sal quanto baste e deixa-se ferver. Quando as batatas estiverem cozidas, tiram-se e passam-se por um passador. Voltam à panela para apurar.

Entretanto cortam-se as couves em tiras o mais fino possível. Lavam-se e deitam-se na panela 15 minutos antes da sopa ser servida, deixando a panela ferver DESTAPADA. Serve-se em tigelas de barro, com uma rodela de chouriço e um bocadinho de broa.

Beijinhos e Bom Apetite!

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário