sábado, 16 de abril de 2016

Bebé - Hora do Banho

Olá!
Hoje venho falar-vos do banho do bebé, já que na semana passada falei de dois tipos de banheiras aqui, hoje completamos com o resto.

Para começar é preciso que o banho faça parte da rotina diária de um bebé, ou seja, tentem que o banho seja dado sempre na mesma altura do dia, o ideal na minha opinião é que seja ao final da tarde para que ele possa dormir mais sossegado. Há que ver se o ambiente está ameno ou se precisa de levar um aquecimento ligeiro, se assim preferirem, atenção a janelas e portas abertas, nada de correntes de ar. Muita atenção também aos produtos usados, devem ser sempre da mesma gama, loção de banho e de corpo têm de ser iguais, pois se usarmos gamas diferentes e o bebé fizer uma reacção alérgica nós não sabemos qual dos produtos originou a alergia.
Agora, não se vai dar o banho sem estar tudo preparado, e quando eu digo tudo é mesmo TUDO!
  • Banheira
  • Loção de Banho
  • Termómetro de Água
  • Loção de Corpo
  • Soro, Álcool 70%, Compressas
  • Fralda e Creme hidratante de muda de fralda
  • Roupa
  • Toalha
  • Água a 37º C
  • Mamã/Papá e Bebé!

A última coisa a preparar é a água, primeiro água fria e depois juntar água quente, a altura da água não deve ser mais de quatro dedos, e agora sim, podemos despir o bebé e toca a dar o banhinho. O banho deve ser rápido nos primeiros tempos, eles não gostam do frio e choram e esperneiam, vão certamente aprender várias técnicas, mas vou contar-vos como foi a experiência com o Nuno, só tenho fotos dele no banho já com um mês, mas a técnica é a mesma. Não usem a esponja, já pensaram no tempo que demoram a secar? Já imaginaram os milhares de bactérias e fungos que se instalam na humidade da esponja? Não, usem as mãos que não faz mal, aliás só faz é bem pois o que se quer é contacto pele com pele com o nosso bebé! Mas se fizerem muita questão... usem. Mas tenham em atenção os fungos e bactérias, eles são tão mas tão pequeninos... adiante!

Começamos por lavar o corpinho, devemos segurar o bebé como na foto, a mão a segurar sob a axila e com o polegar sobre o ombro, apoiando a cabeça no ante braço.


Agora vamos ter de lavar as costas e o rabiosque, é só trocar de mão, segurando pelo mesmo ombro e apoiando a cabeça no antebraço, como nas imagens seguintes.

 
Lembrem-se de lavar sempre bem o rabinho (apesar de ser limpo antes da banhoca), no pescoço e nas "dobrinhas" pois é por onde eles mais transpiram. Agora voltamos a colocar a criança na posição inicial e vamos lavar a cabeça. Esta deve ser lavada em último pois é onde eles apanham mais frio, e por onde eles perdem mais calor.


Se vocês sonhassem a emoção que sinto neste momento ao rever estas fotos... ai ai!
E está na hora de tirar a criança da banheira.


Atenção, nestas fotos o menino já não tinha cordão, mas retirei aqui as fotos de quando ele estava no hospital para perceberem como devemos fazer em relação ao cordão umbilical.



E uma mais tarde quando o cordão já estava mais seco....


O meu pequeno era comprido, mas pequeno, parece que a fralda era do tamanho dele, mas a ideia é evitar que o cordão fique tapado, por isso devemos fazer uma dobra na fralda antes de fechar-mos com as fitas. Não vale a pena correrem às farmácias comprar fraldas com o corte para o cordão, provavelmente vai acontecer na mesma, mas se fizerem muita questão, os papás são vocês. Ponham a fralda mal sequem o rabinho e virilhas da criança, para não serem baptizados, eu não tenho experiência com meninas mas já ouvi dizer que vai em todas as direcções, dos rapazes por norma vai sempre numa hihihi.
Atenção ao creme que utilizam na zona da fralda, utilizem um hidratante de muda de fralda, não uma pomada que faça barreira (as indicadas para assaduras) pois não vale a pena usar quando o bebé não tem sintomas destes. Não se esqueçam de limpar o cordão umbilical com uma compressa e soro/álcool, no Nuno o hospital aconselhou o álcool e irei fazer o mesmo com quem aí vem, mesmo que digam para usar soro. Vamos à loção de corpo.





Começamos pelas perninhas, barriguinha e bracinhos, depois meia volta para um lado, costas, meia volta para o outro, costas. Este processo deve ser rápido mas tranquilo, não fiquem stressados o bebé gosta de sentir o toque, é uma forma de afecto, a única que eles por agora conhecem. Por fim limpem os olhinhos e narizinho com compressas e soro. Atenção aos olhos, limpar de fora para dentro, vou explicar o porquê, a sujidade acumula-se toda no canto interior do olho, exactamente onde fica o canal lacrimal, portanto o canto exterior do olho está mais limpo, então vamos limpar do menos sujo para o mais sujo, e no fim "puxamos" a sujidade para fora do olho fazendo o movimento para baixo. nunca usem a mesma compressa duas vezes nem usem a mesma nos dois olhos. Por fim podem passar no narizinho caso o bebé apresente sinais de ranhoca. Não usem cotonetes, limpem de forma superficial com o cantinho da toalha. Podem para terminar passar creme no rosto do bebé, evitem os olhos e passem atrás das orelhinhas, eles têm tendência a fazer ferida especialmente no frio, tal como muitos de nós adultos.


Mas que bela banhoca, agora é só vestir!
Se quiserem podem também aprender a dar massagem ao bebé com o site da Johnson's Baby aqui.
Espero que tenha sido útil!

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário