segunda-feira, 25 de abril de 2016

Alimentos Fantásticos

Olá!

Hoje trago-os uns alimentos que, apesar de não serem bonitos nem cheirarem bem e terem, muito provavelmente, um sabor amargo, nos fazem muito muito bem!

Eles são a Alcachofra, o Aipo, o Chuchu, o Goji, o Fígado e as Algas, vamos lá ver o que eu aprendi! Sei que é logo... Mas vale a pena!

Alcachofra

Trata-se de uma planta da mesma família da margarida e do girassol, cuja inflorescência jovem é comestível. Quando abre completamente e fica com aspecto de flor, a sua estrutura endurece e já não se pode comer.
Além de alimento, a alcachofra é considerada uma das mais importantes plantas medicinais, tendo demonstrado propriedades terapêuticas ímpares. Entre os seus diversos efeitos benéficos, há três que devem ser destacados:

• Melhora a digestão, por estimular a actividade da vesícula biliar e fígado;

• Mantém ou baixa os níveis do mau colesterol (LDL) no organismo;

• Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Estudos clínicos comprovaram o efeito benéfico nas digestões, após constatação do alívio de distúrbios digestivos e flatulência, sobretudo em casos onde se verificava maior dificuldade na digestão de gorduras. Uma outra substância presente na sua composição tem uma acção comprovada na redução da produção de colesterol pelo fígado. Quanto à regulação do açúcar, o efeito da alcachofra, deve-se ao seu interessante teor de um princípio activo, cujo efeito, (benéfico neste contexto), é tornar as digestões mais prolongadas, não permitindo picos de açúcar no organismo, o que torna a alcachofra muito interessante como ajuda terapêutica para diabéticos. Entre os outros efeitos benéficos, não tão preponderantes, mas igualmente interessantes, destaca-se a drenagem dos fluidos extracelulares, com aumento da diurese.

Curiosidade: A alcachofra contém uma enzima que coalha o leite (inicia a digestão das proteínas do leite), sendo por este motivo utilizada em alguns países para o fabrico de queijos.

Aipo

É uma planta cuja parte mais frequentemente usada na alimentação é o caule, mas cujas folhas, raízes e sementes são usadas como temperos e até remédios naturais. Tal como a alcachofra, tem um travo amargo, mas associa-se a notas picantes, que tornam o seu sabor muito particular: ou se adora ou nem se consegue cheirar.
No que respeita à alimentação, trata-se de um excelente opção para dietas de emagrecimento, porque o valor calórico do aipo é baixíssimo (uma porção de 100g contem cerca de 7Kcal). Como efeitos benéficos destacam-se:

• Acção hipotensora, que potencia o equilíbrio da tensão arterial, devido ao seu interessante aporte de potássio (cuidado para não acrescentar sal em casos de hipertensão arterial);

• Acção renal, usada no tratamento de edemas;

• Acção anti-inflamatória comprovadamente benéfica em casos de gota e artrites;

• Acção alcalinizante, por desencadear esse meio no sangue, combatendo a acidose metabólica.

Além disso, estão descritos efeitos cicatrizantes e de melhoria em casos de psoríase.

Chuchu

Trata-se de um fruto, cujo aspecto não o torna apetecível e o sabor não é memorável. Raramente se cozinha sozinho e funciona muito bem na preparação de um prato com o cuidado de reduzir hidratos de carbono, porque assume facilmente o sabor dos alimentos com os quais é preparado. Tem um valor calórico muito baixo, porque a maior parte do seu conteúdo é água.
Não se pode dizer que o chuchu seja nutricionalmente muito rico, o seu interesse prende-se mais com o poder saciante associado à fibra e água que ontem, sobretudo porque em muitos pratos pode “substituir” a batata ou outro hidrato de carbono. No entanto é importante dizer que demonstra efeitos muito semelhantes ao aipo, sobretudo no que respeita ao tratamento da hipertensão arterial (sempre com o cuidado de ser cozido ou confeccionado sem sal), por ser rico em potássio.

Goji

Trata-se do fruto da moda, que se apresenta na forma de bagas vermelhas, com um sabor algo amargo e ligeiramente picante. A sua popularidade relaciona-se com a sua riqueza nutricional e o seu poder antioxidante. Além do conteúdo proteico interessante, tendo em conta que se trata de um alimento de origem vegetal, o goji é a maior fonte de carotenóides conhecida, incluindo beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura), pelo que protege a pele dos danos causados pelo sol, bem como zeaxantina (protector dos olhos). Contém ainda uma quantidade elevadíssima de vitamina C e é uma fonte interessante de ómega 3. Contem vários fito-nutrientes, com acções: anti-inflamatória, anti-oxidante e anti-aterogénica. Assim, é apontado como um potente anti-envelhecimento, protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias (artrite, por exemplo). Promove a energia e bem-estar, melhora a função imune, ajuda a baixar o mau colesterol e a controlar a tensão arterial e há quem defenda que tem propriedades anti-cancerígenas, que aumenta a líbido e o desempenho sexual e ainda que melhora a fertilidade. As propriedades do mangostão são semelhantes às do goji, porém, é um fruto que contém menos vitamina C.

Fígado

O fígado de diversos animais, entre os quais a galinha, o porco e o boi, é uma fonte nutricional muito rica. Quando se trata de procurar campeões de vitaminas, minerais e proteínas de elevado valor biológico, o fígado está presente em todos. Por exemplo, de ferro, vitamina A e zinco. Assim, e pela ordem descrita, é usado para tratar anemias por carência de ferro, mantém a saúde dos olhos, mucosas, pele e cabelo, actua a nível do sistema imunológico, sendo essencial para a formação de anticorpos.

Algas

Nas algas destaca-se o seu elevado teor de minerais importantes. Pode dizer-se que em vitaminas as algas se equiparam aos legumes, mas são mais ricas em minerais como o cálcio, o ferro, o fósforo e o magnésio e também em oligoelementos como o iodo, o silício, o zinco e o selénio, entre outros.
São muito ricas em fibra, pelo que é de destacar o seu poder saciante e laxante. São uma boa fonte de proteína, contendo todos os aminoácidos essenciais, motivo porque se torna uma boa alternativa para os vegetarianos. Têm ainda um conteúdo interessante de ómega 3, tão importante para activar as defesas do organismo e para a função cerebral e são uma fonte interessante de fitoestrogénios, úteis para mulheres na menopausa. Têm um importante poder anti-oxidante."

Beijinhos

Pat

Sem comentários:

Enviar um comentário