domingo, 28 de junho de 2015

Praia, Levo ou não?

Digam-me lá o que é que costumam levar para a praia?
Eu normalmente levo: sandes mista, mini baguete com pasta de atum, ovo, tomate, etc., um tupperware com fruta normalmente cortada aos bocadinhos, a minha barrinha de cereais ou bolacha Maria, depende, batata frita, águas, sumos (normalmente ice teas) e iogurtes. Pois…
Há uns tempos eu assisti um programa na SIC da Júlia Pinheiro onde esteve presente o Nutricionista Pedro Carvalho que falou sobre este assunto e o das geleiras e digamos que aprendi novas coisas. Vamos lá!
Começando pelas bebidas, todos nós sabemos que a água é imprescindível pelo que nunca pode faltar mesmo! Outras coisas que podemos levar são os refrigerantes, existem refrigerantes lights sem calorias que podemos levar em substituição dos normais. Fiquei também a saber que em muitos refrigerantes o problema não é o gás em si mas sim a quantidade elevada de açúcares. Quanto a sumos o ideal é levarmos néctares ou sumos 100% fruta porque são mais nutritivos e frescos (se devidamente refrigerados antes de se colocar na geleira).
Passando para as nossas famosas sandes que fazem sempre falta, devem ser sempre acondicionadas em papel de alumínio porque, no final do dia, a geleira começa a ficar húmida logo é uma melhor opção ao invés de as embrulhar em papel e plástico. Quanto à sua confeção,o melhor é evitar os enchidos como o fiambre, presunto, mortadela, etc., podemos sempre substituir pelo fiambre de peru e optar pelo queijo magro uma vez que outros são bastante ricos em gordura e têm muito mais probabilidade de oxidar.
Podemos também levar conservas (atum, sardinhas, etc.) para pôr no pão que são mais saudáveis, tomate, alface, queijo fresco, evitando também os molhos (maionese, natas) e ovos. Eu adoro levar uma rica sandes com pasta de atum (atum e maionese) mas não o voltarei a fazer porque conserva-se muito mal, principalmente nestes ambientes quentes como um dia de praia e, além disso, é pior nutricionalmente. Adeus pasta de atum na praia!
Uma vez que falo de gorduras, costumam levar fritos, como por exemplo, batatas fritas ou uns belos rissóis? Está errado, levar fritos para a praia, mesmo em tupperwares, é muito mau porque estes têm sempre bastante gordura e como tal são muito mais suscetíveis à oxidação e rancificação da mesma. Quanto à batata frita empacotada, sinceramente não são uma boa opção a nível nutricional mas no que toca a conservação, elas são fantásticas pois aqueles pacotes são excepcionais para conservar as nossas batatinhas.
Voltando aos enchidos, há aqui uma curiosidade, é que nós podemos levar salsichas para a praia! Sem serem cozinhadas ou então cozidas, nunca fritas. As salsichas são a melhor opção de todos os enchidos, nada de chouriças! São quilos e quilos de gordura e oxidam muito facilmente.
Passando a outra coisa que devemos sempre levar é a frutaA fruta tem de estar virgem, digamos assim, não devemos prepará-la para levar, deve ir inteira e com casca uma vez que sempre que nós partimos a fruta e descascamos, esta perde as suas prioridades nutricionais e se torna mais fraca porque oxida muito facilmente. A nossa fruta deve ser acondicionada num tupperware e, para sabermos se esta se manteve na temperatura adequada, devemos sempre sentir o mesmo fresco ao toque.
At last but not the least, temos os doces! Minha gente, nada de docinhos, queques embalados, doces com cremes derivados de ovos, bolachas, enfim, sabem sempre bem não é verdade? É sim eu bem sei, minhas ricas bolachinhas! Os doces embalados podem até ter uma capacidade de conservação fantástica mas a nível nutricional, upa upa, deixam muito a desejar, além de provocarem mais sede! É preferível trocarem por um gelado.
E pronto por hoje é tudo, quem é que já não cometeu estes pequenos erros? Eu já cometi tantos! Seja como for, não os voltarei a cometer porque agora já sei o que não devo fazer.
Beijinhos
Patrícia

Sem comentários:

Enviar um comentário